top of page

Letras - Língua Portuguesa e Literaturas

DCH-IX - Campus Barreiras

​

Sobre o Curso

O curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia, campus IX, foi criado em 1997, através da Resolução 170/97 do CONSEPE, em atendimento à demanda da época. No ano de 2006, após ser submetido à avaliação do Conselho Estadual de Educação, o curso obteve o reconhecimento através do Decreto Estadual nº 10.079/2006, publicado no Diário Oficial do Estado de 29 de agosto de 2006.

​

O Curso de Letras desenvolvido no DCH IX foi implantado como uma resposta da Uneb às demandas de formação profissional oriundas das comunidades integrantes do território de identidade da Bacia do Rio Grande. Implantar o Curso de Licenciatura em Letras em Barreiras era, pois, uma forma de amenizar os baixos indicadores relacionados às questões educacionais desse Território.

​

A licenciatura em Letras do campus IX de Barreiras tem atendido à carência de profissionais na área de formação docente para os diversos níveis da Educação Básica, contribuindo para as mudanças educacionais do Território do Oeste Baiano, que, embora distante das grandes metrópoles, convive com os avanços das novas tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais sofisticadas num processo, às vezes, massificador de ideologias.

​

É nesse contexto que se insere o curso de Letras promovido pelo DCH IX. Um curso voltado para a compreensão de um fazer social que impacta nas práticas de linguagem; um curso que possibilita habilitar profissionais para a compreensão da língua em seu funcionamento estrutural, da Literatura como arte, mas também da relação que a linguagem estabelece com aspectos sociais, históricos, ideológicos, políticos e culturais.

​

Por ser o único curso de graduação presencial na área de Letras em Barreiras, o curso de Letras do DCH IX tem se tornado referência também como significativo espaço de promoção de atividades de pesquisa e extensão, proporcionando à comunidade cursos, palestras e eventos culturais, integrando-as nos processos de discussão, conscientização e busca de soluções para questões de ordem local e regional.

​

Conforme autorização da Resolução nº 928/2008 (CONSEPE), o Curso funciona, atualmente, com carga horária total de 3.320 horas, distribuídas ao longo de 8 semestres (tempo mínimo de integralização curricular) ou em até 14 semestres (tempo máximo). A partir do semestre de  2020, com a turma ingressante no semestre letivo de 2020.1, se dará a implantação do currículo redimensionado, que amplia para 3.485 a carga horária total de aulas e cuja estrutura didático-pedagógica está alinhada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação inicial em nível superior e para a formação continuada (Resolução CNE/CP, de 2 de julho de 2015) e às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Letras (Resolução CNE/CES nº 18, de 13 de março de 2002), bem como a outros documentos. A atualização proposta visa a atender aos mecanismos legais mencionados, bem como às demandas da sociedade contemporânea.

​

INFRAESTRUTURA DO CURSO

 

O DCH - campus IX funciona em prédio próprio, construído em uma área de 80 hectares, localizado à BR 242, km 04, Loteamento Flamengo, em Barreiras-BA, CEP  47.802.470.

​

No que diz respeito às salas de aula, o curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas ocupa 05, com capacidade para 50 alunos/cada, equipadas com aparelho de ar condicionado, data-show fixo, telão para projeção e acesso à internet sem fio.

A sala da coordenação do curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas é dividida em 02 ambientes, contendo 02 microcomputadores equipados com impressoras, 03 mesas de escritório (retangulares), 07 cadeiras de escritório, 01 bebedouro, 04 armários de metal, 01 arquivos de metal, 02 armários de madeira, um balcão de madeira, 02 aparelhos de  telefone, 02 aparelhos de ar-condicionado, dispondo de boa iluminação, espaço amplo e mobiliário conservado.

​

Há, ainda, uma sala reservada para o Laboratório de Estudos e Práticas Textuais Acadêmicas (LEPTA).

Está também a serviço do curso, 01 sala de vídeo que funciona como mini auditório, equipada com computador, data show, aparelhagem para videoconferência, TV, DVD; um auditório e dois laboratórios de Informática, sendo um dos laboratórios de uso exclusivo de estudantes.

bottom of page